O Caminho é a Recompensa
- Nicolás Mendy de Baeremaecker

- 25 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de ago. de 2023
Todos devemos celebrar as vitórias, mas vamos falar do caminho até conquistarmos elas?

No Uruguai admiramos os jogadores da atual seleção. Não só por resgatar o futebol que nos levou a ter papel de destaque em diversos campeonatos na história, mas pelo que eles representam como exemplo para o público.
Além da Fundação Celeste (criada com parte do dinheiro recebido por prêmios na Copa de 2010, aquela da cavadinha do Loco Abreu na qual voltamos a uma semi após 40 anos) eles lutaram pelos direitos de imagem de todas as categorias, pela independência da AUF das empresas de TV e mais.
Porém, o verdadeiro mestre por trás de tudo isso é esse senhor de terno: El Maestro Tabárez.

Maestro é o título do professor de ensino fundamental no Uruguai. Ele realmente trabalhou como professor de escolas públicas lá.

Ele orienta todas as seleções, desde a Sub-15.
Ensinou todos a respeitar o próximo. Cada um que chega para concentrar com a Seleção, independente da idade, da fama ou do dinheiro, cumprimenta cada funcionário com um beijo e um bom dia. Detalhe, no Uruguai a gente se cumprimenta com um beijo na bochecha, mesmo sendo dois homens policiais em serviço, é cultural.
Os jogadores, que entendem de humildade e tem comprado a ideia proposta por Tabárez, se apoiam entre todos e lutam pelo futebol do país.

Mas alguns sucessos não foram e jamais serão a recompensa do Maestro.
Quando a seleção voltou da África do Sul, o povo uruguaio foi às ruas os receber, especialmente por como haviam jogado e defendido a seleção, que não classificava para a Copa do Mundo desde 2002 e não passava para as oitavas sequer desde a Copa de 90.
Ah, por um acaso, o técnico naquela Copa era esse jovem de sobretudo:

Hoje, o Maestro Tabárez está à frente da Seleção há 14 anos ininterruptos.
Isso porque tanto os cartolas quanto ele decidiram apostar em processo. Uma palavra que no Uruguai é tão falada no âmbito da Seleção quanto desconhecida no Brasil no futebol local.
Nesse novo processo, Tabárez levou Uruguai a classificar às 3 copas, ganhar uma Copa América, uns Jogos Panamericanos e alguns vices mundiais juvenis (sub-17, sub-20).
Porém, como disse antes, o povo recebeu a Seleção na volta da África do Sul e Tabárez explicou:
"Está muito bem festejar as partidas ganhadas, festejar vitórias. Mas o que demonstramos vocês e eu, é que não ficamos apenas com os resultados para valorizar o que se faz. O #sucesso não está somente nos resultados, senão nas dificuldades que se enfrentam para conquistá-los, na luta permanente e o espírito de se propor desafios e também na valentia para superá-los. O caminho é a recompensa!".
Com isso, gostaria de dizer a você, que leu até aqui:
A conquista, pela conquista, tem a euforia do momento e a frustração do que virá.
O caminho é o que vale a pena. O caminho é a sua vida enquanto chega até sua vitória e depois dela.
Procure metas, sonhe acordado, seja audacioso, mas não viva o que virá, viva o dia de hoje. Olhe para os seus pés e desfrute de onde eles estão neste exato momento e de como você chegou até aqui. Lembre que sucesso, independente de sucesso do cliente ou sucesso do atendente, a gente vive. O caminho é sinal de sucesso, mesmo quando os outros não enxergam isso. Acredite em quem você é, no seu caminho e nas suas lutas. Vá em frente!







Comentários